MODALIDADES DE AVALIAÇÃO

A equipe técnica do IADEB possui experiência e está apta a atuar nas seguintes modalidades de avaliação:

PROVA OBJETIVA
Avalia o conhecimento do candidato (desde conhecimentos básicos até alto nível). As questões baseiam-se nas propostas de conteúdos ofertados pelo edital, sendo estas totalmente inéditas.

PROVA DISCURSIVA
Forma de avaliar o candidato por meio da simulação de situações-espelho, que serão vivenciadas na atividade profissional, bem como: a coloquialidade da língua portuguesa.

PROVA ONLINE
Uma prova online é uma forma de conduzir um teste através da Internet para avaliar o conhecimento dos participantes em um determinado assunto, tanto por meio de questões objetivas como subjetivas. Os participantes podem realizar a prova pela Internet em seu próprio dispositivo.

AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Serve para comprovar e pontuar a formação intelectual e a experiência profissional do candidato, baseada em análise de documentação comprobatória.

PROVA PRÁTICA
Avalia o desempenho e as habilidades de cada candidato na prática, seja na condução e operação de máquinas e equipamentos ou no exercício das tarefas inerentes ao cargo.

TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
Avalia o condicionamento físico do candidato por meio de diversos exercícios programados que permitam analisar as capacidades aeróbias, anaeróbias e demais aspectos físicos.

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Proposta avaliativa com intuito de verificar perfil psicológico e funções cognitivas, com o fim de analisar as competências e habilidades necessárias para o exercício da função.

PERÍCIA MÉDICA
Realizada para averiguar se o candidato autodeclarado deficiente, possui a devida condição de executar as tarefas do cargo pretendido. Desta forma, uma equipe profissional multidisciplinar irá verificar a complexidade e compatibilidade do candidato referente às atividades a serem exercidas.

PROVA ORAL
Espécie de avaliação com o intuito de analisar a versatilidade do candidato, velocidade de resposta e conhecimento técnico necessário para o bom desenvolvimento e desempenho da função a ser exercida. Serão aplicadas de forma individual por uma Banca Examinadora Especializada.

PROVA DIDÁTICA
É realizada com o objetivo de avaliar a capacidade de planejamento de aula e de comunicação do candidato, assim como seu conhecimento do conteúdo e sua capacidade de síntese.

EXAME TOXICOLÓGICO
O candidato é submetido à realização de exames toxicológicos para averiguar se há alguma substância que possa intervir em seu desempenho, quando da investidura do cargo.

HETEROIDENTIFICAÇÃO
Para promover a identificação do fenótipo dos candidatos que se declararam negros ou pardos.

SISTEMA E METODOLOGIA DE TRABALHO DO INSTITUTO

Promover concursos públicos é a nossa expertise, portanto a excelência é a nossa meta. Temos a responsabilidade pela avaliação e desenvolvimento de todas as etapas necessárias à realização dos processos, desde a elaboração do edital até a entrega dos relatórios finais aos clientes.

Cada cliente tem necessidades distintas, por isso desenvolvemos um método de trabalho flexível e personalizado, tornando cada atendimento único e fazendo disso nosso grande diferencial.

PLANEJAMENTO DO PROCESSO E CRONOGRAMA
A partir de uma análise das necessidades do cliente e dos critérios técnicos, desenvolvemos uma solução adequada atendendo tanto o perfil do cliente como do candidato.

ELABORAÇÃO DO EDITAL E DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Possuímos uma equipe técnica e jurídica especializada na elaboração e análise de editais. Os editais são elaborados sempre observando a legislação que trata das isenções e a distribuição de vagas reservando o percentual para os Portadores de Necessidades Especiais e outras cotas exigidas por lei. De acordo com o conhecimento da nossa equipe técnica, sugerimos todo o conteúdo programático para as provas, considerando as especificidades do cargo e o perfil desejado do contratante.

DIVULGAÇÃO DOS PROCESSOS, RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES E ATENDIMENTO AOS CANDIDATOS
Um Plano de Mídia é desenvolvido para cada processo, sempre levando em conta as características e a abrangência geográfica do mesmo, contendo as estratégias e os meios de divulgação, transmitindo credibilidade nas informações para os clientes.

As inscrições são recebidas on-line em sistema próprio, com geração de boletos, DAE ou GRU. O Sistema permite que o cliente acompanhe todo o processo acessando dados e relatórios estatísticos.

O site do IADEB oferece todo suporte necessário para orientar e direcionar o candidato a encontrar o caminho certo para cada situação.

A Central de Atendimento ao Candidato possui sistema moderno, atendentes altamente instruídos para sanar todas as eventuais dúvidas dos candidatos, e registra cada atendimento com protocolo para validar as informações transmitidas.

ELABORAÇÃO DE PROVAS
Sigilo, ineditismo, segurança e credibilidade são os alicerces na elaboração das provas do IADEB, sempre respeitando o conteúdo programático previamente definido.

A banca examinadora é formada por elaboradores mestres e doutores das mais diversas áreas e das mais renomadas instituições da nossa região. As questões são elaboradas individualmente de modo a assegurar que nenhum componente da banca tenha conhecimento de todo o conteúdo.  Cada membro, antes de elaborar as questões, assina um termo de compromisso e sigilo, a fim de garantir a segurança das provas e de todo o processo. Após a elaboração, as questões são revisadas internamente, certificadas de seu ineditismo e diagramadas para a impressão.

IMPRESSÃO E ACONDICIONAMENTO DAS PROVAS E MATERIAIS DO CONCURSO
As provas e todos os materiais necessários para a realização do concurso são produzidos e acondicionados em ambiente próprio com rígido protocolo de segurança. Os ambientes contam com acesso restrito por biometria e são monitorados 24 horas por dia através de câmeras de alta definição.

As folhas de respostas (gabaritos) são personalizadas e adequadas ao sistema de digitalização por scanners, num processo moderno e avançado de comparação das imagens para obter as respostas de cada candidato.

SISTEMA INFORMATIZADO DE EMBALAGEM DE PROVAS A PROVA DE FALHAS
As provas são embaladas na própria sede do Instituto IADEB, em ambiente restrito, com inúmeras medidas de segurança para garantir total sigilo no processo do início ao fim.

Durante o processo de embalagem, o IADEB, possui um sistema inovador de conferência das provas onde cada caderno de questões recebe um código de barras diferenciado por cargo e por sala.

No momento da embalagem, as provas passam por conferência digital, garantindo que estão acondicionadas no envelope correto e na quantidade correta. Isso evita que as provas de uma sala sejam trocadas ou colocadas em quantidade menor do que a correta.

LOGÍSTICA E APLICAÇÃO DAS PROVAS
Os locais contratados para a aplicação das provas passam por rigorosa vistoria, e são verificados requisitos como: fácil acesso, localização e condições de conservação para gerar aos candidatos silêncio e conforto na realização do concurso bem como a segurança do nosso cliente.

A equipe de aplicação é selecionada e treinada por representantes do IADEB e recebe treinamento minucioso sobre as funções que irão desempenhar no dia da realização do concurso.

Todo material de aplicação, incluindo as provas, é transportado seguindo rigorosos protocolos de segurança e sigilo, em veículos próprios monitorados e acompanhados em todo o trajeto pela equipe do IADEB.

SEGURANÇA NA APLICAÇÃO DAS PROVAS
Além de todo o cuidado e a segurança dispensados para o material de aplicação, no momento da abertura e fechamento dos malotes, são utilizados termos de abertura e fechamento individuais. Esses termos são abertos e fechados apenas na presença dos coordenadores e acompanhados por 03 (três) candidatos.

Durante a aplicação das provas são utilizados procedimentos de segurança e mecanismos como a guarda de todos os pertences em saco plástico próprio, coleta de digitais e o uso de detectores de metais na porta que dá acesso aos banheiros.

PROCESSAMENTO DOS RESULTADOS
Após a aplicação das provas, todo material que retorna à sede do IADEB é minuciosamente conferido e analisado.

As folhas de respostas e as listas de presença são digitalizadas em scanners de alta resolução e capacidade, o que garante agilidade e segurança no processo do resultado.

Os relatórios finais são gerados com as informações solicitadas pelo cliente a partir dos dados inseridos durante todo o processo.

DIVULGAÇÃO DE BOLETINS INDIVIDUAIS
Primando pela transparência e segurança, o IADEB, após a realização das provas, disponibiliza a imagem individualizada da folha de respostas do candidato, e também emite boletins individuais de desempenho em todas as fases do concurso.